top of page
  • Writer's picturebusmomarrenisivime

Petri dish download - Divirta-se com este jogo online de bactérias e vírus na placa de Petri



Placa de Petri: uma ferramenta versátil para ciência e arte




Uma placa de Petri é uma placa rasa, transparente e com tampa que é amplamente utilizada em laboratórios de biologia e química para manter o meio de crescimento no qual células ou microorganismos podem ser cultivados. Mas você sabia que as placas de Petri também podem ser usadas para fins artísticos? Neste artigo, exploraremos a história, as características e os usos das placas de Petri na ciência e na arte.




petri dish download




O que é uma placa de Petri e quem a inventou?




Uma placa de Petri é um recipiente redondo feito de vidro transparente ou plástico. Tem duas metades - um fundo e uma tampa - que se encaixam. A tampa protege o conteúdo da contaminação por ar ou poeira, mas também permite a troca de gases. O fundo contém o meio de crescimento, que pode ser sólido, semi-sólido ou líquido, dependendo do tipo de células ou microorganismos que estão sendo cultivados.


A história da placa de Petri e seu inventor




A placa de Petri recebeu o nome de seu inventor, Julius Richard Petri (1852-1921), um bacteriologista alemão que trabalhou como assistente de Robert Koch, o fundador da bacteriologia moderna. Koch estava estudando as causas de doenças infecciosas como cólera, tuberculose e antraz. Ele precisava de um método confiável para cultivar culturas puras de bactérias em meio sólido. Ele inicialmente usou tigelas ou garrafas de vidro rasas, mas elas eram propensas a contaminação e difíceis de manusear.


Petri aprimorou o método de Koch ao projetar um conjunto de placas de vidro que criavam um ambiente ideal para o cultivo de bactérias. Ele encheu as placas com ágar, uma substância gelatinosa derivada de algas marinhas que solidifica à temperatura ambiente e fornece nutrientes para o crescimento bacteriano. Ele então inoculou o ágar com amostras bacterianas coletadas de várias fontes. Ele cobriu as placas com outra placa para evitar contaminação. Ele também rotulou as placas com o nome da bactéria e a data da inoculação.


Petri publicou sua invenção em 1887 em um artigo intitulado "Uma pequena modificação do método de cultura em placas". Sua invenção logo se tornou popular entre os bacteriologistas de todo o mundo. Permitiu-lhes isolar, identificar e estudar diferentes tipos de bactérias com mais facilidade e precisão. Também facilitou a descoberta de novas bactérias e antibióticos.


As características e variantes das placas de Petri




As placas de Petri são geralmente cilíndricas, com diâmetros variando de 30 a 200 milímetros (1,2 a 7,9 polegadas) e proporções altura-diâmetro variando de 1:10 a 1:4. Versões quadradas também estão disponíveis. As placas de Petri podem ser reutilizáveis ou descartáveis, dependendo do material de que são feitas. As placas de Petri de vidro são reutilizáveis, mas requerem esterilização antes de cada uso. As placas de Petri de plástico são descartáveis, mas podem ter qualidade ótica inferior.


As tampas das placas de Petri podem ser folgadas ou justas, dependendo do tipo de cultura que está sendo cultivada. Tampas folgadas permitem mais fluxo de ar e evitam a condensação, mas também podem permitir mais contaminação. As tampas bem ajustadas reduzem a contaminação e a evaporação, mas também podem causar depleção de oxigênio ou acúmulo de dióxido de carbono. Algumas placas de Petri têm pequenos orifícios ou nervuras na borda ou na parte inferior da tampa para permitir o fluxo de ar e evitar a condensação.


Algumas placas de Petri têm anéis ou ranhuras em suas tampas e bases para evitar que deslizem ou grudem umas nas outras quando empilhadas ou armazenadas. Algumas placas de Petri possuem divisores ou grades em suas bases para separar diferentes amostras ou cepas de bactérias. Algumas placas de Petri possuem filtros ou membranas em suas bases para permitir a passagem de líquidos ou gases.


Quais são os usos de uma placa de Petri em biologia e química?




As placas de Petri são ferramentas versáteis que podem ser utilizadas para diversos fins em biologia e química. aqui estão alguns exemplos:


Como cultivar bactérias em uma placa de Petri




Um dos usos mais comuns de uma placa de Petri é cultivar bactérias para pesquisa, diagnóstico ou educação.Para fazer isso, você precisará dos seguintes materiais:



  • Uma placa de Petri estéril com meio de ágar



  • Uma alça ou swab de inoculação estéril



  • Uma amostra bacteriana de uma fonte, como uma ferida, um cotonete na garganta ou um tubo de cultura



  • Uma incubadora ou um lugar quente



Aqui estão os passos a seguir:



  • Rotule a placa de Petri com seu nome, a data e o tipo de bactéria que você está cultivando.



  • Abra ligeiramente a tampa da placa de Petri e use a alça de inoculação ou swab para transferir parte da amostra bacteriana para a superfície do ágar.



  • Feche a tampa e agite suavemente a placa de Petri para espalhar as bactérias uniformemente.



  • Inverta a placa de Petri e coloque-a na incubadora ou em local aquecido por 24 a 48 horas.



  • Observe o crescimento de colônias bacterianas no ágar. Você pode usar uma lupa ou um microscópio para examinar sua forma, tamanho, cor e textura.



Você também pode usar diferentes tipos de meio de ágar para testar os efeitos de antibióticos, pH, temperatura ou oxigênio no crescimento bacteriano. Por exemplo, você pode usar o ágar Mueller-Hinton para realizar um teste de sensibilidade a antibióticos colocando discos de papel embebidos em diferentes antibióticos no ágar e medindo as zonas de inibição ao redor deles.


Como cultivar células e organoides em uma placa de Petri




Outro uso de uma placa de Petri é cultivar células e organoides para pesquisas biomédicas. As células são as unidades básicas da vida que compõem todos os organismos vivos. Organoides são versões miniaturizadas de órgãos que podem ser cultivados a partir de células-tronco ou células adultas. Para fazer isso, você precisará dos seguintes materiais:



  • Uma placa de Petri estéril com um meio de crescimento adequado



  • Uma pipeta ou seringa estéril



  • Uma suspensão celular de uma fonte, como um tecido animal, uma biópsia humana ou uma linhagem de células-tronco embrionárias



  • Uma centrífuga ou um filtro de células



  • Uma incubadora de CO2 ou uma câmara de hipóxia



Aqui estão os passos a seguir:



  • Rotule a placa de Petri com seu nome, a data e o tipo de células ou organoides que você está cultivando.



  • Pipete ou use uma seringa com um pouco do meio de crescimento na placa de Petri e agite-o suavemente para cobrir toda a base.



  • Centrifugue ou coe a suspensão de células para remover quaisquer detritos ou células indesejadas.



  • Pipete ou seringa um pouco da suspensão de células para o meio de crescimento na placa de Petri. A densidade de células deve ser apropriada para seu experimento.



  • Coloque a placa de Petri na incubadora de CO2 ou na câmara de hipóxia a 37C e 5% de CO2 por 24 horas.



  • Troque o meio de crescimento a cada 2 a 3 dias e monitore o crescimento e a morfologia das células ou organoides sob um microscópio.



Você também pode usar diferentes tipos de meios de crescimento para induzir diferenciação, proliferação ou apoptose de células ou organoides. Por exemplo, você pode usar Matrigel para criar uma matriz tridimensional que imita o ambiente extracelular de tecidos e órgãos. Você também pode usar ferramentas de edição de genes, como CRISPR-Cas9, para modificar o genoma de células ou organoides.


Como estudar a germinação de plantas e o comportamento de insetos em uma placa de Petri




Uma placa de Petri também pode ser usada para estudar a germinação de plantas e o comportamento de insetos para fins educacionais ou ecológicos. Para fazer isso, você precisará dos seguintes materiais:



  • Uma placa de Petri estéril com papel de filtro ou algodão



  • Uma pipeta estéril ou frasco de spray



  • Um pouco de água e um meio de crescimento adequado, como solo, areia ou vermiculita



  • Algumas sementes de uma espécie de planta de sua escolha



  • Alguns insetos de uma espécie de sua escolha



Aqui estão os passos a seguir:



  • Rotule a placa de Petri com seu nome, a data e o tipo de planta ou inseto que você está estudando.



  • Coloque o papel de filtro ou algodão na base da placa de Petri e umedeça com água.



  • Adicione um pouco de meio de crescimento em cima do papel de filtro ou algodão e espalhe-o uniformemente.



  • Coloque algumas sementes no meio de crescimento e pressione-as suavemente na superfície.



  • Cubra a placa de Petri com a tampa e coloque-a em um local ensolarado ou sombreado, dependendo das necessidades de luz da planta.



  • Regue as sementes todos os dias e observe a germinação e o crescimento da planta com uma lupa ou microscópio.



  • Para estudar o comportamento dos insetos, você pode introduzir alguns insetos na placa de Petri e observar seu movimento, alimentação, acasalamento ou outras atividades. Você também pode adicionar alguns estímulos como comida, luz ou produtos químicos para ver como eles afetam seu comportamento.



Você também pode usar diferentes tipos de sementes, insetos, meios de crescimento e estímulos para comparar e contrastar os efeitos de vários fatores na germinação das plantas e no comportamento dos insetos. Por exemplo, você pode usar sementes de rabanete para estudar o efeito da temperatura na germinação. Você pode usar moscas-das-frutas para estudar o efeito da luz nos ritmos circadianos.


Como evaporar solventes e precipitados secos em uma placa de Petri




Uma placa de Petri também pode ser usada para evaporar solventes e precipitados secos em experimentos químicos. Para fazer isso, você precisará dos seguintes materiais:



  • Uma placa de Petri estéril com vidro de relógio ou bastão de vidro



  • Uma placa quente ou um banho de água



  • Uma solução contendo um soluto e um solvente



Aqui estão os passos a seguir:



  • Rotule a placa de Petri com seu nome, a data e o tipo de solução que você está evaporando.



  • Despeje um pouco da solução na placa de Petri e cubra-a com o vidro de relógio ou coloque o bastão de vidro na borda.



  • Colocar a placa de Petri na placa de aquecimento ou no banho-maria e aquecer suavemente até a evaporação do solvente.



  • Retire a placa de Petri da fonte de calor e deixe esfriar.



  • Observe o resíduo sólido deixado para trás na base da placa de Petri. Você pode usar uma balança para medir sua massa ou uma espátula para transferi-la para outro recipiente.



Você também pode usar diferentes tipos de soluções, solutos, solventes e métodos de aquecimento para investigar as propriedades e reações de diferentes substâncias. Por exemplo, você pode usar água salgada para estudar o efeito da evaporação na salinidade. Você pode usar solução de sulfato de cobre para estudar a formação de cristais azuis. Quais são os usos de uma placa de Petri na arte e na criatividade?




Uma placa de Petri não é apenas um instrumento científico, mas também um meio criativo. Muitos artistas e amadores usaram placas de Petri para criar belas e únicas obras de arte. aqui estão alguns exemplos:


Como criar arte em ágar usando microorganismos e placas de Petri




A arte com ágar é uma forma de bioarte que envolve o cultivo de microorganismos, como bactérias, fungos ou algas em placas de ágar para criar padrões coloridos e intrincados. Para fazer isso, você precisará dos seguintes materiais:



  • Uma placa de Petri estéril com meio de ágar



  • Uma alça ou agulha de inoculação estéril



  • Alguns microorganismos de diferentes cores e formas



  • Uma incubadora ou um lugar escuro



Aqui estão os passos a seguir:



  • Rotule a placa de Petri com seu nome, a data e o tipo de microrganismos que você está usando.



  • Use a alça ou agulha de inoculação para transferir alguns dos microorganismos para a placa de ágar. Você pode desenhar linhas, pontos, curvas ou qualquer outra forma que desejar.



  • Cubra a placa de Petri com a tampa e coloque-a na incubadora ou em local escuro por alguns dias.



  • Observe o crescimento de microorganismos na placa de ágar. Você pode usar uma lupa ou um microscópio para admirar suas cores e texturas.



Você também pode usar diferentes tipos de meios de ágar, microorganismos e condições de incubação para criar diferentes efeitos. Por exemplo, você pode usar ágar nutriente para cultivar bactérias comuns, como Escherichia coli (E. coli) ou Staphylococcus aureus (S. aureus). Você pode usar ágar de sangue para cultivar bactérias hemolíticas, como Streptococcus pyogenes (S. pyogenes) ou Bacillus cereus (B. cereus). Você pode usar o ágar MacConkey para cultivar bactérias gram-negativas, como Salmonella typhimurium (S. typhimurium) ou Klebsiella pneumoniae (K. pneumoniae).


Como fazer esculturas de argila usando placas de Petri como moldes




As placas de Petri também podem ser usadas como moldes para fazer esculturas de argila para decoração ou joias. Para fazer isso, você precisará dos seguintes materiais:



  • Uma placa de Petri estéril com uma base lisa



  • Alguma argila de sua escolha, como argila de polímero, argila seca ao ar ou argila para assar no forno



  • Um rolo de macarrão ou uma garrafa de vidro



  • Uma faca ou um cortador de biscoito



  • Uma assadeira ou um escorredor



  • Um forno ou um secador de cabelo



  • Um pouco de tinta, purpurina ou miçangas para decoração (opcional)



Aqui estão os passos a seguir:



  • Estenda um pouco de argila em uma superfície plana até que tenha cerca de 3 milímetros (0,12 polegadas) de espessura.



  • Corte um círculo um pouco maior que a base da placa de Petri usando a faca ou o cortador de biscoitos.



  • Coloque o círculo de argila na base da placa de Petri e pressione-o suavemente para ajustar a forma.



  • Corte qualquer excesso de argila ao redor da borda da placa de Petri usando a faca.



  • Remova cuidadosamente a argila da placa de Petri e coloque-a na assadeira ou no escorredor.



  • Asse ou seque a argila de acordo com as instruções da embalagem.



  • Decore a escultura de argila com tinta, purpurina ou miçangas, se quiser.



Você também pode usar diferentes tipos de argila, placas de Petri e decorações para criar designs diferentes. Por exemplo, você pode usar argila polimérica para fazer esculturas coloridas e duráveis que podem ser usadas como pingentes, brincos ou ímãs. Você pode usar argila seca ao ar para fazer esculturas leves e delicadas que podem ser usadas como enfeites, porta-copos ou botões. Você pode usar argila assada no forno para fazer esculturas flexíveis e macias que podem ser usadas como chaveiros, pulseiras ou marcadores.


Como pintar com aquarela em placas de petri




As placas de Petri também podem ser usadas como telas para pintar com aquarela para diversão ou relaxamento. Para fazer isso, você precisará dos seguintes materiais:



  • Uma placa de Petri estéril com uma base lisa



  • Algumas tintas aquarela de sua escolha



  • Um pincel ou um conta-gotas



  • Um pouco de água e uma paleta ou um copo



  • Um secador de cabelo ou um ventilador (opcional)



Aqui estão os passos a seguir:



  • Molhe a base da placa de Petri com água usando o pincel ou o conta-gotas.



  • Misture algumas tintas aquarela na paleta ou no copo para criar as cores desejadas.



  • Aplique as tintas aquarela na base molhada da placa de Petri usando o pincel ou o conta-gotas. Você pode criar redemoinhos, salpicos, gradientes ou qualquer outro efeito que desejar.



  • Deixe as tintas aquarela secarem naturalmente ou use o secador de cabelo ou o ventilador para acelerar o processo.



  • Admire sua pintura em aquarela na placa de Petri. Você também pode exibi-lo em um suporte, emoldurá-lo ou pendurá-lo na parede.



Você também pode usar diferentes tipos de tintas aquarela, placas de Petri e técnicas para criar estilos diferentes. Por exemplo, você pode usar tintas aquarela metálicas para criar pinturas brilhantes e brilhantes. Você pode usar placas de Petri grandes para criar pinturas mais detalhadas e complexas. Você pode usar sal, álcool ou filme plástico para criar texturas e padrões interessantes em suas pinturas.


Conclusão




As placas de Petri não são úteis apenas para experimentos científicos, mas também para empreendimentos artísticos. São ferramentas simples, baratas e versáteis que podem ser usadas para cultivar bactérias, cultivar células, estudar plantas e insetos, evaporar solventes, criar arte com ágar, fazer esculturas de argila e pintar com aquarelas. Eles também podem inspirar curiosidade, criatividade e aprendizado em pessoas de todas as idades e origens.


Resumo dos principais pontos





  • Uma placa de Petri é uma placa rasa, transparente e com tampa que é amplamente utilizada em laboratórios de biologia e química para manter o meio de crescimento no qual células ou microorganismos podem ser cultivados.



  • Uma placa de Petri recebeu o nome de seu inventor, Julius Richard Petri (1852-1921), um bacteriologista alemão que trabalhou como assistente de Robert Koch, o fundador da bacteriologia moderna.



  • Uma placa de Petri tem duas metades - um fundo e uma tampa - que se encaixam uma na outra. A tampa protege o conteúdo da contaminação por ar ou poeira, mas também permite a troca de gases. O fundo contém o meio de crescimento, que pode ser sólido, semi-sólido ou líquido, dependendo do tipo de células ou microorganismos que estão sendo cultivados.



  • Uma placa de Petri pode ser usada para vários fins em biologia e química, como cultivo de bactérias, cultivo de células e organoides, estudo da germinação de plantas e comportamento de insetos, evaporação de solventes e secagem de precipitados.



  • Uma placa de Petri também pode ser usada para fins artísticos, como criar arte em ágar usando microorganismos e placas de Petri, fazer esculturas de argila usando placas de Petri como moldes e pintar com aquarelas em placas de Petri.



perguntas frequentes





  • P: Como faço para esterilizar uma placa de Petri?



  • R: Você pode esterilizar uma placa de Petri autoclavando-a a 121C e 15 psi por 15 minutos. Como alternativa, você pode mergulhá-lo em etanol 70% por 10 minutos e depois enxaguá-lo com água estéril.



  • P: Como descarto uma placa de Petri?



  • R: Você deve descartar uma placa de Petri de acordo com os regulamentos de segurança de sua instituição ou autoridade local. Geralmente, você deve tratar qualquer material biológico na placa de Petri como lixo com risco biológico e colocá-lo em um saco plástico selado. Você também deve desinfetar qualquer placa de Petri de vidro ou plástico com alvejante ou etanol antes de descartá-la em uma lixeira designada.



  • P: Como armazeno uma placa de Petri?



  • R: Você deve armazenar uma placa de Petri em local fresco e seco, longe da luz solar direta. Você também deve etiquetá-lo claramente com seu nome, a data e o conteúdo. Se você estiver armazenando uma placa de Petri com células vivas ou microorganismos, você deve mantê-la em uma incubadora ou geladeira em uma temperatura apropriada.



  • P: Como faço meu próprio meio de ágar?



  • R: Você pode fazer seu próprio meio de ágar dissolvendo 15 gramas de pó de ágar em 1 litro de água destilada. Você também pode adicionar outros ingredientes, como açúcar, sal, extrato de levedura, peptona ou extrato de carne, para fornecer nutrientes para o crescimento bacteriano, dependendo do tipo de bactéria que deseja cultivar. Você também pode adicionar alguns indicadores, como vermelho de fenol ou azul de bromotimol, para alterar a cor do meio de ágar de acordo com o pH ou a presença de certos metabólitos.Você pode então esterilizar o meio de ágar, autoclavando-o ou fervendo-o em um forno de micro-ondas.



  • P: Como faço minhas próprias tintas aquarela?



  • R: Você pode fazer suas próprias tintas aquarela misturando alguns pigmentos com água e um aglutinante como goma arábica, mel ou xarope de milho. Você pode usar pigmentos naturais ou sintéticos, como carvão, açafrão, beterraba, índigo ou corante alimentar. Você também pode adicionar alguns conservantes, como vinagre ou óleo de cravo, para evitar o crescimento de fungos. Você pode armazenar as tintas aquarela em pequenos frascos ou tubos.



0517a86e26


1 view0 comments

Recent Posts

See All

Download 7th dragon 2020 ii english patch

Como baixar o patch em inglês do 7th Dragon 2020-II para PSP Se você é fã de RPGs, já deve ter ouvido falar 7º Dragão 2020-II, um jogo para PlayStation Portable (PSP) lançado no Japão em 2013. É uma s

Baixar Hitman Sniper the Shadows

Cara Baixar Growtopia para PC Growtopia adalah sebuah jogo sandbox MMO yang sangat popular di kalangan para gamer. Jogo ini memungkinkan kamu untuk berkreasi, berpetualang, dan bersosialisasi dengan j

bottom of page